sábado, 16 de junho de 2012


PROJETO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM A TURMA DA MÔNICA

APRESENTAÇÃO:
As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pela garotada e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas. Como os personagens também são crianças, é comum que os alunos se identifiquem com algum deles.
      
     OBJETIVOS:            
  • Apresentar aos alunos a biografia de Maurício de Sousa e a trajetória de criação dos personagens que fazem parte da Turma da Mônica; 
  • Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-o também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador;
  • Conhecer as características de cada personagem;
  • Trabalhar temas específicos através das características pessoais dos personagens: higiene (Cascão), alimentação (Magali), regionalismo (Chico Bento), relacionamento (Mônica) e trocas ortográficas (Cebolinha);
  • Despertar o gosto pela leitura das histórias em quadrinhos;
  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de textos;
  • Usar a criatividade para criação de tirinhas, mosaicos e desenhos;
  • Utilizar a tecnologia para ampliação dos conhecimentos, através de pesquisas em sites da turma da Mônica, data show, vídeos e DVD.  
         JUSTIFICATIVA:

     O presente trabalho tem por objetivo transformar de uma maneira lúdica e prazerosa, o trabalho desenvolvido na sala de aula, no sentido de despertar para as novas tecnologias em relação ao processo de desenvolvimento integral do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

        ESTRATÉGIA:

- Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um;
- Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica;
- Trabalho com a leitura em voz alta;
- Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos;
- Escolha do personagem favorito.

TEMPO DE DURAÇÃO: Cinco dias.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º Ano.
      
     DESENVOLVIMENTO:

1ª AULA: A abertura do projeto foi feita com a exibição de um filme em DVD – Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo.
Roda de conversa sobre o filme assistido e comentário sobre os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar). 

2ª AULA: O próximo passo foi realizar a leitura de várias revistinhas em quadrinhos da Turma da Mônica para os alunos da classe. 
Depois fiz a apresentação do criador da Turma da Mônica através do estudo da biografia de Maurício de Sousa em sala de aula.
Agora com mais intensidade as revistinhas foram utilizadas na sala para que os alunos observassem as características dos ambientes que as histórias retratam: aspectos físicos, geográficos... Espaços: casa, praça, escola...
 As principais características dos personagens da Turma da Mônica também foram reconhecidas e listadas pelas crianças nos momentos de leitura promovidos com objetivos previamente estabelecidos.
Trabalhando com os personagens da obra:
Para cada personagem estudado, foi criado com os alunos um novo sub-projeto:
  •  Higiene (Cascão)
  •  Alimentação (Magali)
  •  Regionalismo (Chico Bento)
  •  Relacionamento (Mônica)
  •  Trocas ortográficas (Cebolinha);
3ª AULA: Os Personagens
  • Após conhecer um pouco da biografia de Mauricio de Souza, é hora de conversar com os alunos sobre os personagens criados por ele.
  • Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles?
  • Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem: está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É saudável não tomar banho, como faz o Cascão?
 Mônica – As características da personagem serão exploradas para incentivar as crianças a falarem sobre si.
  • Questionar como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o seu brinquedo favorito?”.
  • Fazer as mesmas perguntas para as crianças.
  • Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta?
  • Conversar com a turma sobre a importância da família e sobre o carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia.
  • Discutir o fato de a Mônica bater nos amigos com o Sansão.
  • Pedir para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha
      Cebolinha – Respeitando as diferenças
  • Conversar com as crianças sobre a forma como o Cebolinha fala. É errado? Será que ele fala assim de propósito? Aproveitar para trabalhar a questão da inclusão e explicar aos alunos que é necessário ajudar os colegas com mais dificuldades.
  • Discutir com a turma sobre o comportamento do Cebolinha em relação à Mônica. Está correto ele criar os “planos infalíveis”? Ele pode chamar a coleguinhas usando apelidos que ela não gosta? Por quê?
4ª AULA: Cascão – Ele tem medo de água e adora sujeira – trabalhar a importância da higiene
  • Perguntar aos alunos quais são os medos deles.
  • Conversar sobre as noções de higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que podem transmitir. Que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar.
5ª AULA - Chico Bento – Este personagem mora no campo, por isso valoriza muito a natureza. Conversar com a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana.
  • Meios de transporte utilizado;
  • A importância de se cuidar do meio ambiente.

       AVALIAÇÃO:
       A avaliação deve ser para o aluno o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades e deve ser sólida, completa, criativa, possibilitando expressar o seu grau de alegria e satisfação com a escola devido ao seu progresso, fortalecendo o seu o autoconceito. Atitudes de cidadania se deram durante o desenvolvimento de todas as atividades que fizeram parte do projeto. Para tanto, utilizei os mais variados instrumentos, tais como observação, produção de textos, trabalhos artísticos, passatempos, adequando-os a cada momento e situação do trabalho desenvolvido. Ao concluir o projeto pude perceber que meus objetivos foram alcançados.
    
     CULMINÂNCIA
     A culminância deste trabalho se deu por meio de uma exposição dos trabalhos realizados durante todo o projeto.
      
    COMENTÁRIO:

     O projeto foi um sucesso. Minha turma adquiriu o gosto pelas histórias da Turma da Mônica. Sendo leitores, todas as outras capacidades e habilidades foram construídas com maior facilidade. Dessa forma, ouve uma interação no processo ensino-aprendizagem, já que a visualização e a busca pelo assunto proposto desperta interesse e assim o conhecimento se torna mais significativo e prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário