domingo, 27 de maio de 2012

2.9 - Formas geométricas



Objetivos:
·        Identificar e nomear formas geométricas.
·        Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.
·        Percepção de semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
·        Estabelecer comparação entre objetos do espaço físico e objetos geométricos: esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, pirâmides, prismáticos, sem uso obrigatório da nomenclatura.
·        Criar desenhos livres usando as formas geométricas.

Disciplinas: Matemática/Geometria, Linguagem oral e escrita, Artes visuais, Língua Portuguesa e Valores.  

Desenvolvimento:
       Primeiramente foi apresentado aos alunos fotos para que os mesmos pudessem observar e relatar suas observações sobre as características de cada forma. Numa folha a parte foram separadas as fotografias em grupos de modo que ficassem juntas as de forma semelhante. Falamos também sobre os objetos que existem ao nosso redor e suas diferentes formas. Registramos essa atividade com a produção escrita de uma lista.
       Com papel, tesoura e colas foram construídas individualmente um boneco com formas geométricas pelos alunos. Estes adoraram, usaram de percepção, criatividade e participaram ativamente, relatando sempre o nome das figuras que estavam utilizando.
       Realizaram também atividades de reconhecimento visual com várias figuras para que identificassem suas características.
       Com as peças do Tangram, as crianças fizeram algumas construções livres e outras com modelos de figuras sem sobreposição, as quais despertaram a curiosidade e encanto pelo trabalho.
       Foi construído um cartaz pelos alunos relacionando as formas geométricas em estudo e as formas geométricas espaciais.
       Por último realizamos um trabalho utilizando como modelo obras de arte de alguns artistas (Milton Dacosta, Rosane Greicer, Robert Delaunay, Piet Mondrian) relacionando elementos das obras e a identificação de figuras geométricas, possibilitando a conexão entre Geometria e Arte indicada nos PCNs de Matemática.

Uma das possibilidades mais fascinantes do ensino de Geometria consiste em levar o  aluno a perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criações do homem. Isso pode ocorrer por meio de atividades  em que ele possa explorar formas como as de flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de aranha, ou as formas em obras de arte,esculturas, pinturas, arquitetura, ou ainda em desenhos feitos em tecidos, vasos, papeis decorativos, mosaicos, pisos etc.³²
  

Avaliação:
       Esta será realizada individual e coletivamente durante o desenvolvimento da atividade, observando interesse, cooperativismo, criatividade, participação e ampliação do conhecimento dos alunos, bem como atitudes de respeito em relação às ideias e pensamentos dos outros.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário