Objetivos:
·
Identificar e nomear formas geométricas.
·
Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais e nos
objetos criados pelo homem e de suas características: arredondadas ou não, simétricas
ou não, etc.
·
Percepção de semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados,
paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
·
Estabelecer comparação entre objetos do espaço físico e objetos geométricos:
esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, pirâmides, prismáticos, sem uso
obrigatório da nomenclatura.
·
Criar desenhos livres usando as formas geométricas.
Disciplinas: Matemática/Geometria, Linguagem
oral e escrita, Artes visuais, Língua Portuguesa e Valores.
Desenvolvimento:
Primeiramente
foi apresentado aos alunos fotos para que os mesmos pudessem observar e relatar
suas observações sobre as características de cada forma. Numa folha a parte
foram separadas as fotografias em grupos de modo que ficassem juntas as de
forma semelhante. Falamos também sobre os objetos que existem ao nosso redor e
suas diferentes formas. Registramos essa atividade com a produção escrita de
uma lista.
Com papel, tesoura e colas foram construídas
individualmente um boneco com formas geométricas pelos alunos. Estes adoraram,
usaram de percepção, criatividade e participaram ativamente, relatando sempre o
nome das figuras que estavam utilizando.
Realizaram
também atividades de reconhecimento visual com várias figuras para que identificassem
suas características.
Com as
peças do Tangram, as crianças fizeram algumas construções livres e outras com
modelos de figuras sem sobreposição, as quais despertaram a curiosidade e
encanto pelo trabalho.
Foi construído um cartaz pelos alunos
relacionando as formas geométricas em estudo e as formas geométricas espaciais.
Por último realizamos um trabalho utilizando
como modelo obras de arte de alguns artistas (Milton Dacosta, Rosane Greicer,
Robert Delaunay, Piet Mondrian) relacionando elementos das obras e a identificação
de figuras geométricas, possibilitando a conexão entre Geometria e Arte
indicada nos PCNs de Matemática.
Uma das possibilidades mais fascinantes do
ensino de Geometria consiste em levar o aluno
a perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criações do
homem. Isso pode ocorrer por meio de atividades em que ele possa explorar formas como as de
flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de aranha, ou as formas em obras
de arte,esculturas, pinturas, arquitetura, ou ainda em desenhos feitos em
tecidos, vasos, papeis decorativos, mosaicos, pisos etc.³²
Avaliação:
Esta será
realizada individual e coletivamente durante o desenvolvimento da atividade,
observando interesse, cooperativismo, criatividade, participação e ampliação do
conhecimento dos alunos, bem como atitudes de respeito em relação às ideias e
pensamentos dos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário