quinta-feira, 31 de maio de 2012

2.8 Registro Digital

O desenvolvimento da atividade do Projeto Diversidade de Texto com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental foi uma experiência diferente, única e bem recebida pela clientela. Os alunos se sentiram bem à vontade e motivados, utilizando os materiais expostos. Fizeram as leituras e puderam observar as diferenças contidas num texto de livro, catálogo, folder, folheto,... das leituras um texto apresentado pela internet. Foi muito gratificante ver e participar da grande euforia retratada por eles com a utilização dos computadores fazendo parte do trabalho.




domingo, 27 de maio de 2012

2.9 - Formas geométricas



Objetivos:
·        Identificar e nomear formas geométricas.
·        Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.
·        Percepção de semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
·        Estabelecer comparação entre objetos do espaço físico e objetos geométricos: esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, pirâmides, prismáticos, sem uso obrigatório da nomenclatura.
·        Criar desenhos livres usando as formas geométricas.

Disciplinas: Matemática/Geometria, Linguagem oral e escrita, Artes visuais, Língua Portuguesa e Valores.  

Desenvolvimento:
       Primeiramente foi apresentado aos alunos fotos para que os mesmos pudessem observar e relatar suas observações sobre as características de cada forma. Numa folha a parte foram separadas as fotografias em grupos de modo que ficassem juntas as de forma semelhante. Falamos também sobre os objetos que existem ao nosso redor e suas diferentes formas. Registramos essa atividade com a produção escrita de uma lista.
       Com papel, tesoura e colas foram construídas individualmente um boneco com formas geométricas pelos alunos. Estes adoraram, usaram de percepção, criatividade e participaram ativamente, relatando sempre o nome das figuras que estavam utilizando.
       Realizaram também atividades de reconhecimento visual com várias figuras para que identificassem suas características.
       Com as peças do Tangram, as crianças fizeram algumas construções livres e outras com modelos de figuras sem sobreposição, as quais despertaram a curiosidade e encanto pelo trabalho.
       Foi construído um cartaz pelos alunos relacionando as formas geométricas em estudo e as formas geométricas espaciais.
       Por último realizamos um trabalho utilizando como modelo obras de arte de alguns artistas (Milton Dacosta, Rosane Greicer, Robert Delaunay, Piet Mondrian) relacionando elementos das obras e a identificação de figuras geométricas, possibilitando a conexão entre Geometria e Arte indicada nos PCNs de Matemática.

Uma das possibilidades mais fascinantes do ensino de Geometria consiste em levar o  aluno a perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criações do homem. Isso pode ocorrer por meio de atividades  em que ele possa explorar formas como as de flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de aranha, ou as formas em obras de arte,esculturas, pinturas, arquitetura, ou ainda em desenhos feitos em tecidos, vasos, papeis decorativos, mosaicos, pisos etc.³²
  

Avaliação:
       Esta será realizada individual e coletivamente durante o desenvolvimento da atividade, observando interesse, cooperativismo, criatividade, participação e ampliação do conhecimento dos alunos, bem como atitudes de respeito em relação às ideias e pensamentos dos outros.

















2.7 - Relato da Atividade 2.6


Planejando Atividades com Hipertexto

Tema: Diversidade Textual
           Inicialmente, o tema foi abordado com uma conversa informal, sobre a diversidade textual que nos cerca e com isso, obter uma visão prévia dos conhecimentos dos alunos. Após essa troca de experiências, os alunos tiveram contato com uma diversidade textual, das quais foram comentadas e registradas através de atividades variadas que fizeram no decorrer da semana onde puderam perceber quais as diferenças de um tipo de texto para outro. Os alunos se envolveram de maneira interessada e participativa, conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade, que deverá ser contínua, pois precisamos conhecer para compreender, e a leitura faz-se necessária sempre. Foram aguçados a pesquisar sobre diferentes assuntos, principalmente quando levados a sala de informática e através do acesso a sites, utilizaram a navegação com hipertextos, fizeram pesquisas que embasaram a realização das atividades propostas e um paralelo dos textos já lidos, com os pesquisados na internet. Como os alunos na maioria das vezes acham que a internet é só entretenimento, jogos e bate papo puderam constatar os diferentes e diversos caminhos que podemos percorrer para conseguirmos uma informação de qualidade, principalmente utilizando sites seguros. Foi uma ótima maneira da pesquisa e da leitura estar em evidência na sala de aula, de uma maneira prazerosa, tendo como parceiros diferentes recursos de leitura (livros, revistas, jornais, panfletos, catálogos, entre outros) e a tecnologia.   

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ativ2.6 Planejando Atividade com Hipertexto


Tema:

 Diversidade Textual 
(Manual de instrução, reportagens, literaturas, cartazes, poemas, conto, carta, bilhete, rótulos, tirinhas, histórias em quadrinhos, receitas, outdoor)

Conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Meio Ambiente, Artes e Informática.

Público Alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Duração: Aproximadamente cinco dias para uma síntese das informações coletadas e início das atividades, mas deverá ser desenvolvido durante todo o ano letivo.

Objetivos:
- Promover capacidades que atendam as demandas e desafios da sociedade;
- Construir conceitos;
- Explorar formas estilísticas;
- Envolver de uma ou de outra a magia e as descobertas que se fazem com a leitura;
- Fazer uso de diferentes fontes de leitura;
- Mostrar aos alunos as várias maneiras de pesquisa na navegação com o uso de hipertexto, que oferece conhecimentos e informações amplas e diversas, com rapidez e o conteúdo não se perde.   

Desenvolvimento: Escolher entre os materiais expostos e vistos, algum tema para ser abordado em conversas coletivas, ouvindo opiniões e estudo, que serão postados no blog da professora regente.   

Recursos:
- Livros de literatura infantil, livros de poesias/ poemas, livros de contos, livros de contos, livros de fábulas, cadernos de receitas, jornais, revistas, dicionário, manuais, gibis, cartazes, rótulos, cartas, convites e bilhetes;
- Internet – sites diversos.

Avaliação: Participação e compreensão nas atividades desenvolvidas durante a realização dos trabalhos e interesse em pesquisar em diferentes fontes, cooperação e os conhecimentos adquiridos no decorrer das atividades. 



Ativ2.5 Criando um portfólio

          Estou tendo a oportunidade de aprender a cada dia mais sobre as novas tecnologias na educação, participando do PROINFO, do qual está me ajudando não só no trabalho com meus alunos, mas também no meu dia a dia familiar e social, onde me sinto desafiada a aprender sempre mais.     
          Atualmente nós professores nos tornamos participantes ativos das mudanças que ocorrem na sociedade e com a tecnologia em alta o conhecimento ficou mais acessível tanto para educadores, como para educandos, visto que, a mesma também está ligada a construção de ensino e aprendizagem.

Olá, sou professora há 25 anos e estou me sentindo muito feliz por poder ter a oportunidade de participar do curso  do PROINFO, o qual estou aprendendo e descobrindo. Apesar das dificuldades nunca imaginei que as conseguisse superar com tanto gosto.